quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Falta de Liderança
Atualmente vivemos um período onde a ausência de liderança, principalmente política, está diretamente ligada à instabilidade, a corrupção e o não funcionamento das instituições. Por toda a parte percebemos a escassez de líderes, ou então, a propagação de indivíduos (em posição de liderança) cujos valores são no mínimo questionáveis. Hoje, os nossos líderes são eleitos pelo carisma e não mais pelo compromisso firmado com a população.
Favoritismo e politicagem são problemas que resultam frequentemente da falta de uma postura adequada por parte dos que ocupam uma posição de chefia, que muitas vezes tiram do povo para si e agem sempre com vaidade, mas a falta de participação popular também tem sua parcela, nessa somatória.
Com isso, nos cabe perguntar: será que estamos elegendo conscientemente os nossos governantes? O povo elege seus governantes e tem o direito de que eles o sirvam e os representem. Se isto não acontece, nós eleitores temos o dever de tirá-los do poder, dentro da lei e da ética.
Temos que ter consciência de quem detém o poder tem medo de perdê-lo, e por isso nunca sairão de lá por vontade própria. Tal qual aconteceu com Fernando Collor. Mas para isso, é preciso agir, é preciso participar.
Foi a mobilização estudantil que conseguiu tirar Collor do poder em 1992. Sem essa cobrança por parte da sociedade, o afastamento do ex-presidente provavelmente não teria ocorrido. Precisamos despertar, em nossa sociedade e em nossa cidade, novos líderes e não podemos ficar a mercê da manipulação de grupos políticos.
Quem se preocupa em dar uma formação para seus filhos para serem pessoas melhores conscientes e responsáveis? A maioria das preocupações dos pais se resume ao futuro financeiro de seus filhos. Não se pensa no que os jovens querem ser, mas sim qual profissão pode trazer mais lucro, e é por isso que temos péssimos médicos, péssimos professores, péssimos advogados, juízes, porque eles não estão nessas funções porque acreditam na importância do seu trabalho, não estão preocupados em salvar vidas, não estão preocupados se o bandido estará livre, não exercem suas profissões com amor, mas sim pensando no valor da sua conta bancária.
Com isso, perdemos nossa identidade, perdemos a garra de lutar pelos nossos objetivos e pelos nossos ideais. O consumismo e o desejo de termos a aparência mais bela cega o ser humano que esqueceu que seu papel nessa vida é viver, ter saúde, aproveitar o que nos foi oferecido de graça, como o sol, o lazer, a família, a natureza, a vida.
É preciso que sejamos renovados e é preciso que novos ‘verdadeiros líderes’ apareçam e que o povo não cale somente dentro de si suas verdades, para mudar é preciso ação, atitude e união.

Nenhum comentário:

Postar um comentário