terça-feira, 22 de setembro de 2009

De quem é a culpa?
Engraçado como tudo que acontece acaba sendo culpa da Imprensa. Os políticos, esses, são verdadeiros coitados, não tem culpa, são honestos, lícitos. Quem atrapalha tudo é a democracia que proporciona a imprensa poder para comunicar tudo àquilo que bem deseja, sem que da boca dos políticos tenha saído uma vírgula sequer... É imprensa, a culpa é sua!
Por falar em democracia, por mais que os políticos digam ser favoráveis, no recôndito de seus gabinetes a condenam. A democracia é um estorvo na vida dos políticos. Porque em seu encalço vem algo chamado imprensa, mídia.
Na quinta-feira o colunista Arnaldo Jabor, em seu comentário no Jornal da Globo dizia o seguinte: "A informação atrapalha a devassidão do poder, ninguém pode mais roubar em paz, nem perseguir dissidentes em paz".
No cenário da política nacional isso é uma constante. Políticos que falam demais, depois de lançar a caca no ventilador acabam sempre usando a imprensa como inimiga. A imprensa disse isso, a imprensa disse aquilo, a imprensa destruiu a imagem de tal pessoa. A imprensa, sempre a imprensa.
Na Argentina, por exemplo, a presidente Cristina Kirchner vem criando uma série de sansões para a imprensa, impedindo que o grupo Clarín divulgue irregularidades de seu governo. Não podemos esquecer da barbárie cometida por Hugo Chávez que tirou a concessão de uma emissora de TV, que ia contra seus princípios (?). Censura! Em pleno século XXI.
Fatos comuns do cenário mundial, também são realidade aos órgãos de imprensa local. Engana-se quem não acredita nisso. Para nós, jornais do interior as coerções são piores, afinal, diariamente cruzamos nas ruas com o prefeito, secretários, vereadores e outras fontes.
Recentemente manchetamos: "Prefeito Geraldo Garcia pode ser cassado", bastou isso para nosso jornal receber todas as críticas. Inclusive até uma carta do prefeito, para que apontássemos a informação precisa do procedimento (judicial, policial ou administrativo) que ele estaria sendo investigado, para que pudesse apresentar sua defesa. Mas em nenhum momento o acusamos, e detalhe a palavra pode, indica que o fato pode não acontecer. Se isso irá acontecer, não cabe a imprensa julgar, e sim ao Ministério Público, que vem averiguando possíveis irregularidades no contrato de concessão do transporte público.
Não estamos aqui para julgar ou condenar ninguém, não queremos o papel de Pôncio Pilatos que estão nos dando. Nosso compromisso é com a verdade. Ressaltamos que acompanharemos o processo. E da mesma forma que publicamos uma declaração do vereador que disse que alguns fatos que ocorrem em Salto podem levar a cassação, iremos publicar a decisão do Ministério Público. Torcemos para que o CPF do prefeito continue limpo como sempre foi. E a imprensa cumprindo seu papel como deve ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário